Pré-Escolar: Infantil 4 e 5

O PRÉ-ESCOLAR

  

A aula é vivenciada priorizando-se a prática do LETRAMENTO. O plano de aula é semanal e contextualizado com a história literária do livro da CAIXA-SURPRESA. As atividades pedagógicas são realizadas em momentos interdisciplinares e têm como eixos norteadores a interação, as brincadeiras, as experimentações sensoriais e espaciais, a musicalização, a prática de jogos e a vivência de circuitos motores. Assim, o plano curricular garante as seguintes áreas de desenvolvimento:

Identidade e independência: valorizar o diálogo como forma de resolver os conflitos e expor suas ideias e identidade; participar da realização de pequenas tarefas de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando vivências; adotar hábitos de autocuidado; identificar e compreender a diversidade do grupo ao qual pertence, respeitando suas regras de convívio social e a diversidade que o compõe.


Linguagem Oral e Escrita: comunicar-se com clareza em diferentes situações, expressando ideias, vivências, histórias literárias e diferentes gêneros textuais; reconhecer e reproduzir o nome escrito; escrever frases e textos, comunicando ideias e histórias; reconhecer o código da escrita através de um processo de alfabetização analítica com estimulação fônica.


Matemática: reconhecer o código numérico, as operações, as contagens e a noção espacial como ferramentas essenciais no seu cotidiano; comunicar ideias matemáticas, hipóteses e resultados encontrados em situações-problema relativas às noções de seriação, classificação e conservação.

         

Natureza e Sociedade: estabelecer relações entre o modo de vida do seu grupo social, compreendendo e estabelecendo regras; valorizar o meio ambiente e movimentar-se para zelar por ele.

  

AULAS ESPECIALIZADAS – semanais, com professor especialista. Os alunos do pré-escolar têm aula de Música, Inglês e Educação Física.