Primeiros Anos: Infantil 1 ao 3

OS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES

A aula é vivenciada em uma rotina escolar, estimulando a segurança e a independência. O plano de aula é semanal e contextualizado com a história literária do livro da CAIXA-SURPRESA, as atividades pedagógicas são realizadas em momentos interdisciplinares e têm como eixos norteadores a interação, as brincadeiras, as experimentações sensoriais e espaciais, a musicalização, a prática de jogos e a vivência de circuitos motores. Assim, o plano curricular garante as seguintes áreas de desenvolvimento:

Identidade e independência: familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações e executando ações simples de saúde e higiene; relacionar-se com professores, colegas de sala e demais profissionais da escola, demonstrando gestos de carinho e de cuidado, expressando suas necessidades e interesses, locomovendo-se com segurança e realizando pequenas tarefas com independência.

Linguagem Oral e Escrita: participar de variadas situações de comunicação oral, interessando-se pela leitura de livros literários, aprendendo a manuseá-los e a utilizá-los como instrumento de contação de histórias; familiarizar-se com a escrita, usando "garatujas" para representar o próprio nome e escritas espontâneas.

Matemática: utilizar-se da contagem oral em brincadeiras e jogos, desenvolvendo-se nos estágios de estruturação do pensamento com vivências concretas, que promovem o desenvolvimento das noções de seriação, classificação e conservação, em que o aluno resolva situações-problema e construa conceitos, por meio de experiências psicomotoras, sociais e desafiadoras.

Natureza e Sociedade: explorar o ambiente para que possa se relacionar com as pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse; conhecer o próprio corpo, nomeando e explorando habilidades físicas, motoras e perceptivas.

AULAS ESPECIALIZADAS – semanal, com professor especializado: A partir do Infantil 1, os alunos têm aula de Música

e de Educação Física. A partir do Infantil 3, os alunos têm aula de Inglês.